PUBLICIDADE
Compartilhar Compartilhar Compartilhar (51) 3065.4000 Canal YouTube

Aulas de skate: aprimoramento para iniciantes e veteranos

Conversamos com o professor da escola de skate da Wainui para saber como a coisa toda funciona.
11 de Maio de 2017 10:24

O skate é um dos esportes que mais cresce no Brasil. A partir de 2020 a modalidade fará parte dos Jogos Olímpicos, começando por Tóquio. Nas ruas, o skate é um esporte normalmente aprendido de forma independente. O skatista vai para a pista, e entre tombos e sucessos, acaba aprendendo as bases do esporte e aprimorando sua técnica.

Existem locais, no entanto, que se dedicam a ensinar a prática com uma metodologia bem organizada, escolas de skate, que podem colocar o praticante no caminho certo desde o início. Isso é especialmente verdade na modalidade bowl, garante o professor da escola de skate da Wainui, Murilo Marques Júnior: “Apesar ser uma das modalidades mais antigas do skate, uma das primeiras, ela vem sido difundida há pouco tempo no Brasil. Então muitas vezes o pessoal ainda não tem o fundamento de como andar no bowl. Isso a gente ensina aqui.”

Ele também conta que mesmo skatistas com mais experiência podem se beneficiar de aulas. “Muitas vezes existe alguma deficiência técnica lá no início, questões de posicionamento de pés, ou pouco treino em algum tipo de manobra. Aqui a gente pode melhorar as manobras que ele já sabe, além de ensinar novas.”

Momento promissor

O skate passa por um bom momento, com a criação de pistas e realização de campeonatos. “A região sempre foi forte no skate e agora está retomando esse caminho”, comenta Murilo. O professor, no entanto lamenta a falta de incentivos públicos para a modalidade. “Hoje, se tu for ver, a maior parte das pistas é particular. Se houvesse uma maior preocupação do governo na construção de mais locais para a prática do skate, poderíamos melhorar ainda mais o esporte na região.”

Apesar disso, a variedade de pistas já disponíveis por aqui faz desse um bom momento para quem pratica o esporte ou pensa em aprender. “Temos pistas street, pistas bowl... O praticante tem opções seja qual for a modalidade escolhida. Ou ele pode fazer o mais legal: praticar todas as modalidades!”

COMENTÁRIOS

+ NEWS