PUBLICIDADE
Compartilhar Compartilhar Compartilhar (51) 3065.4000 Canal YouTube

Universidade Feevale sedia segunda edição do Rails Girls Novo Hamburgo

Evento direcionado apenas a mulheres busca aumentar a diversidade nos espaços de ciência e tecnologia.
09 de Março de 2017 16:01

Rails GirlsA Universidade Feevale sedia, nos dias 10 e 11 de março, a segunda edição do Rails Girls Novo Hamburgo. O Rails Girls é um evento sem fins lucrativos que ocorre em várias cidades do mundo, articulado por voluntários usuários de Ruby, uma linguagem de programação. Voltado somente para o público feminino, o evento tem o intuito de aumentar a diversidade nos espaços de ciência e tecnologia, hoje majoritariamente composto por homens. Na sexta-feira, as atividades acontecem das 18 às 21 horas na sexta, já no sábado a programação vai das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, sempre na sala 201 do prédio Arenito, no Campus 2 da Instituição.

“O objetivo do evento é estimular a entrada de mulheres para a área da Computação. Há uma estimativa de que nos cursos de Tecnologia da Informação (TI), no Brasil, existam cerca de 15% de meninas. Nesse sentido, há diversas iniciativas interessantes que procuram atrair o público feminino para a área”, explica o coordenador do curso de Ciências da Computação da Universidade Feevale, Juliano Varella de Carvalho.

O Rails Girls já mudou a vida de milhares de meninas e na sua segunda edição em Novo Hamburgo, tem 40 vagas para dois dias de atividades intensas de aprendizado e empoderamento. A proposta é proporcionar uma grande primeira experiência na construção de aplicativos da web. As participantes aprenderão esboços, protótipos, paradigmas de programação básica e uma rápida introdução ao mundo dos Rails. A oficina é perfeita para meninas e mulheres que queiram dar uma olhada no âmbito da tecnologia e desenvolvimento web.

Blanda Helena de Mello, 23 anos, concluiu sua graduação em Sistemas para Internet na Universidade Feevale no semestre 2016/1 e é uma das organizadoras da edição de Novo Hamburgo. “O evento visa empoderar as mulheres, diversificar o mercado de profissionais de TI, desmistificando a área da computação através de um primeiro contato descontraído, fornecendo ferramentas para que as participantes concretizem suas ideias e conquistem maior autonomia”, detalha. Programação e demais informações podem ser acessadas em railsgirls.com/novohamburgo.

COMENTÁRIOS

+ NEWS